• Salvamos a Figueira e

    Revitalizamos a Praça

  • Praça Villaboim

    Fase do projeto: Transformação

    OS REALIZADORES:

    Mariana Veríssimo + 2 estão realizando um projeto de Transformação na Praça Villaboim e estão em busca de vizinhos que queiram contribuir para viabilizar esse projeto de revitalização de forma colaborativa.

    Compartilhe esse projeto:

    facebook, whatsapp, twitter, email

  • O PROJETO:

    Somos um grupo de moradores e comerciantes que se uniu para defender a Figueira que iria ser derrubada pela prefeitura. Cansados de esperar pela ação do poder público, resolvemos unir forças para viabilizar as melhorias de que a praça tanto precisa. Sonhamos com um espaço de convivência para todos e precisamos da sua contribuição para juntos realizarmos esse sonho.

    Em 2013 a icônica Figueira que ocupa o centro da praça Villaboim ameaçou cair. Com trabalho intenso de moradores e comerciantes locais, a Prefeitura suspendeu a ordem de corte. Desde 1938 é ela que ocupa o coração da praça. Plantada por Fernando Villaboim com 6 anos na época, a Figueira se exalta e continua cumprindo seu papel trazendo abrigo e bem estar para o local.

    Lutamos muito para manter a Figueira em pé. A partir dai, passamos a lutar para melhorarmos a praça como um todo. A Villaboim já teve em seu histórico ações promovidas pelo poder público e iniciativa privada, porém nenhuma dessas formas se mostraram adequadas e sustentáveis no longo prazo. Entendemos que estava na hora de assumirmos a gestão da praça de forma colaborativa e com a participação de todos para retomarmos a época em que a praça era cheia de crianças. A Villaboim está adotada pelo nosso grupo desde dezembro de 2016.

    Após um longo período, conseguimos viabilizar a reforma completa da Praça, com projeto que valoriza a Figueira histórica e mantendo o caráter histórico do espaço. As principais conquistas foram a reforma completa do parquinho, troca de todos os bancos da praça, novo paisagismo e recuperação da iluminação.

    LOCALIZAÇÃO:

    Participe do projeto e Contribua com nossa Praça

    FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO: